BLOG

24/05/2011

Desbravando a Nascar by Daniel Gimenes

Desbravando a Nascar – Nelsinho Piquet

 

            Um piloto pode ser considerado genial quando conquista grandes vitórias ou, mais ainda, quando sofre algum revés na carreira e dá a volta por cima. É o que literalmente aconteceu com o brasileiro Nelson Ângelo Piquet, ou simplesmente Nelsinho, como nos acostumamos a chamá-lo.

            Com um forte DNA de campeão, o filho do tricampeão Nelson Piquet contou com forte apoio do pai para vencer em todas as categorias que passou desde o kart e ser um piloto genial. Chegou à Fórmula 1 com a missão de buscar novamente o título mundial para o Brasil e para a família Piquet. Infelizmente o destino colocou em seu caminho um tal de Flávio Briatore, que manchou a carreira do jovem brasileiro. Briatore impôs ao competidor uma condição de segundo piloto humilhante, a ponto de ter que bater o carro propositadamente para o espanhol Fernando Alonso vencer a etapa de Cingapura em 2008.

            O desfecho, quase todos que acompanham o automobilismo sabem, mas só agora a maioria dos fãs do esporte começa a prestar atenção à verdadeira ressurreição do brasileiro em sua carreira. Logo após o escândalo de Cingapura ter vindo à tona, o piloto seguiu para os Estados Unidos. Buscou mudar de ares completamente e desenvolver sua carreira a partir do zero na nação norte-americana. Nelsinho redescobriu o caminho do aprendizado e das vitórias nos ovais da Nascar, competindo em divisões de acesso à divisão principal do campeonato estadunidense de stock car.

            No final do mês de junho o piloto competiu em uma prova da Nationwide Series, divisão de acesso à Sprint Cup, principal divisão da Nascar. Nelsinho dominou o final de semana da corrida disputada no circuito misto de Road America, em Elkhart Lake. Nelsinho venceu a prova que contou com a presença de estrelas do automobilismo mundial, tais como Jacques Villeneuve, Massimiliano Papis, Danica Patrick dentre outros. Com grande vantagem, Nelsinho venceu e convenceu, se tornando desta forma o primeiro brasileiro a vencer em uma das três categorias oficiais da Nascar.

Competindo atualmente na Truck Series, divisão da qual utiliza chassis de caminhonetes, o brasileiro não se deixou iludir com a vitória, afirmando que agora pretende fazer mais algumas corridas pela Nationwide Series em pistas ovais. Nelsinho afirmou em entrevistas após a prova que ainda precisa melhorar seu posicionamento em pistas ovais, para evitar se meter em acidentes desnecessários causados por terceiros. Com os pés no chão, o brasileiro deu a volta por cima e desponta como um franco talento para disputar a Sprint Cup em um futuro bem próximo, e quem sabe, faturar a única taça de um campeonato de nível top do qual o Brasil ainda não venceu.

            Outro brasileiro que vem se destacando juntamente de Nelsinho Piquet na Truck Series é o gaúcho Miguel Paludo. O piloto vem evoluindo a cada etapa e, juntamente de Nelsinho, está abrindo novas portas para os pilotos brasileiros.

 

            Daniel Gimenes - Jornalista, diretamente do Japão para o Hashimoto Motorsport

por Katia Hashimoto


2011 • hashimotomotorsport.com.br • área restrita • design por famadesign